Sinalização é tema de palestra 04/10/2017


No cruzamento de duas vias movimentadas no centro da cidade, é mais importante para o motorista um semáforo ou todo o Código de Trânsito de Brasileiro? A necessidade de ter o acesso a uma informação específica de forma rápida foi o tema da palestra do engenheiro Henrique Ribeiro, de Itaipu, durante o 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), que ocorre em Foz do Iguaçu de quarta (4) a sexta-feira (6).

Em Sinalização e identificação operativa dos equipamentos da usina, Ribeiro reforçou a importância de uma descrição precisa dos equipamentos para que o operador possa manobrá-los de forma rápida.

“Para cada painel existe uma quantidade enorme de conhecimento embutido, é um volume muito grande de informação. Em uma manobra, o operador precisa estar focado naquilo que vai resolver, por isso a identificação tem que mostrar apenas o necessário para aquele procedimento”, resume Ribeiro.

Na Operação, o setor de estudos e normas é responsável por pensar em como sinalizar os equipamentos. Uma impressora gera as etiquetas que são coladas em cada máquina mostrando apenas a informação relevante para o operador. “Nossa sinalização está excelente, mas sempre há espaço para melhorias”, afirma Ribeiro. “Ela resulta de vários anos de trabalho dos operadores, dando sugestões e ajustes."

Ribeiro é um dos palestrantes de Itaipu no evento. Nesta quinta-feira (5), será a vez do supervisor e técnico especializado Marcos Isnardi falar sobre Operação dos serviços auxiliares da usina de Itaipu Binacional. Em seguida, o engenheiro Paulo Zanelli Júnior apresenta a palestra Gestão das inspeções na Operação da Usina de Itaipu Binacional.

O supervisor da Sala de Operação do Sistema e também secretário executivo do Senop, o engenheiro Rodrigo Pimenta está na programação de sexta-feira (6). Às 8h40, ele vai falar sobre Indicadores de qualidade de atendimento ao Sistema Interligado de Itaipu.


FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

NOVA INSCRIÇÃO

Patrocínio Diamante

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

Patrocínio Standard