Operadores virtuais premiados 06/10/2017


Os operadores do sistema elétrico brasileiro puderam operar virtualmente a usina hidrelétrica de Itaipu. O software Geração em Jogo foi um dos destaques do estande da Itaipu no 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), que terminou nesta sexta-feira (6). No encerramento do evento, os melhores “operadores virtuais” foram premiados.

O jogo simula a operação da Itaipu a partir de duas variáveis, o reservatório e a geração de energia. O objetivo é manter geração e consumo equilibrado, assim como o nível do reservatório, por dois minutos. No final, o melhor equilíbrio rende uma melhor nota. O game é dividido nos níveis fácil, médio e difícil e gerou um ranking dos participantes.

No total, 324 partidas foram jogadas e 53 pessoas registraram seus resultados. O primeiro colocado no nível fácil foi Jefferson Stumpf (OPUO.DT), com a pontuação de 90.22. Michel Refinski, da usina de Foz do Chapecó, fez 89.30 e venceu o nível médio. No nível difícil, a melhor pontuação, de 85.91, foi de Roger Campos, também de Foz do Chapecó.

Em sua 21º versão, o jogo foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Segurança de Barragem (Ceasb) e tem acompanhado o estande da Itaipu nas feiras. “A participação foi muito boa e nós conseguimos várias sugestões de melhorias para a próxima versão”, disse a responsável pelo jogo no estande da Itaipu, Teresinha Arnauts Hachisuca (OP.DT).

De acordo com ela, entre as melhorias foi sugerida a criação de um gráfico que mostra o consumo do País naquele momento, a implantação de um tutorial, uma melhor formatação nos níveis de dificuldade, a mudança na nomenclatura das calhas, entre outras. O jogo deve estar no estande de Itaipu no 24º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontece entre 22 e 25 de outubro, em Curitiba.


FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

NOVA INSCRIÇÃO

Patrocínio Diamante

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Patrocínio Bronze

Patrocínio Standard